O Foo Fighters é uma banda de rock alternativo formada em 1995 por Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, após a morte de Kurt Cobain.
Grohl, que já vinha compondo músicas durante sua passagem pelo Nirvana, decidiu gravar suas próprias composições em 1994 como uma forma de catarse, tocando quase todos os instrumentos sozinho. Para não chamar atenção como “o cara do Nirvana”, lançou o projeto sob o nome Foo Fighters, o que acabou atraindo o interesse de gravadoras e resultou em um contrato com a Capitol Records.
O álbum de estreia, lançado em 1995, trouxe singles como “This Is a Call” e “Big Me” e marcou o início das apresentações ao vivo, já com a formação completa composta por Pat Smear, Nate Mendel e William Goldsmith. Ao longo dos anos, a banda alcançou sucesso internacional com hits como “Everlong”, “Learn to Fly”, “Best of You” e “The Pretender”, conquistando ainda quatro Grammys de Melhor Álbum de Rock com There Is Nothing Left to Lose, One by One, Echoes, Silence, Patience & Grace e Wasting Light.
Curiosidade: O nome Foo Fighters faz referência ao termo usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos.